[Guia] É possível administrar o tempo?
30 de janeiro de 2016
Avaliação do uso do tempo
15 de fevereiro de 2016
Ver tudo

Administrar o tempo, por que?

Administrar o tempo, por que?

No post passado fizemos um guia sobre como administrar o tempo, com isso, surgiram diversos assuntos e vamos falar um pouco mais sobre eles! 

 

Mais uma vez eu digo que não é possível administrar o tempo, mas sim, o que fazermos com o tempo que temos disponível, vamos tentar ilustrar algumas questões entre “organizar a utilização do tempo” e “não organização da utilização do tempo.

 

“Ahhh… Esse lance de administrar o tempo não dá certo, já tentei diversas vezes e não dá certo!!!”

“Deixa a vida me levar, vida leva eu…”

“Pra que ficar tentando organizar as coisas, tudo vai ficar bagunçado de novo…”

“Todo mundo chega atrasado, o que são apenas 10 minutos….”

“O mal do brasileiro é o atraso…”

“Se eu chegar atrasado pede pra me esperar um minutinho…”

 

Essas entre outras frases muito famosas e utilizadas tem sido um grande FARDO para nós quando vamos para fora do Brasil, onde o tempo é realmente LIMITADO, ESCASSO e EXTREMAMENTE IMPORTANTE.

Principalmente entre os ingleses e asiáticos que desde muito cedo aprendem a importância da utilização do tempo de forma consciente para que possam investir em coisas realmente mais importantes.

 

Deixamos de nos preocupar com o tempo pois geralmente estamos condicionados a sermos “escravos” de outras pessoas e estas pessoas são quem organizam nosso tempo, por exemplo, se somos empregados temos todos os horários a cumprir, entrada, almoço, saída e etc… Inclusive, se chegamos atrasados somos penalizados pelo atraso em qualquer que seja a ocasião.

Então acabamos nos acostumando com essa vida regrada pela “estratégia de alguém” e quando precisamos no organizar não conseguimos pela falta de hábito, quando se faz necessário seguirmos os horários à risca geralmente acabamos atrasando algum compromisso.

 

Pode ser verdade SIM que esse é o mal do brasileiro, ser DESCOMPROMISSADO com os horários e que fora do Brasil é uma imensa falta de respeito, passível de perda de negócios, perda de oportunidades, e não é porque as outras pessoas são impacientes, mas sim, porque ela tem diversos outros compromissos agendado que devem seguir à risca para que tenham tempo livre suficiente para curtir em outros momentos sem tem que trabalhar até tarde ou nos finais de semana.

Sendo assim, começar a administrar o tempo hoje com certeza te beneficiará no longo prazo pois você com certeza trabalhará menos tendo muito mais tempo para o seu lazer e para curtir com a sua família e amigos.

 

Alguns hábitos que podem ajudar a melhorar a sua organização:

 

EXCLUA DA SUA VIDA O MODO SONECA – Esse item é realmente importante, pois, quando acordamos não estamos com os sentidos em plena função e acabamos deixando compromissos sérios irrelevantes, te faz acordar correndo com a impressão de “estou atrasado” e gastando uma energia enorme com o esforço da pressa, além de sairmos de casa sem tomar café muitas vezes que é a nossa “principal” refeição do dia para estarmos bem dispostos.

EXCLUA DA SUA VIDA OS 5 MINUTINHOS – Pedir mais 5 minutos ou ceder 5 minutos pode trazer sérias consequências, pois, acaba se tornando minutos maiores ao longo do tempo, sabemos que ocorrem imprevistos na nossa vida cotidiana, mas é bem mais fácil colocar a culpa no trânsito ou em qualquer outra pessoa do que sair de casa alguns minutos mais cedo “prevendo” os imprevistos.

EXCLUA DA SUA VIDA O GUARDA ROUPA LOTADO – Sim, perdemos mais tempo olhando para o nosso guarda roupa escolhendo o que vestir do que fazendo uma atividade importante, como tomar o café da manhã tranquilo, isso porque não temos o hábito de separar no dia anterior a roupa que vamos usar no trabalho do dia seguinte, essa atitude permite melhores e mais rápidas escolhas pois estamos com o cérebro em pleno funcionamento, enquanto pela manhã ainda estamos sonolentos e demoramos mais para tomar decisões.

Tenho certeza de que apenas esses conceitos podem nos fazer enxergar como é importante nos organizar em relação ao tempo e aos nossos objetivos.

 

 Inscreva-se para receber nossos novos posts!

[mc4wp_form]