[Tutorial] Como Planejar 2016 com a Ferramenta SMART
24 de janeiro de 2016
Administrar o tempo, por que?
7 de fevereiro de 2016
Ver tudo

[Guia] É possível administrar o tempo?

[Guia] É possível administrar o tempo?

Entenda agora mesmo como organizar o uso do seu tempo para procrastinar menos e produzir mais sem enrolação e ainda ter tempo para diversão!

Para iniciar bem este texto quero deixar bem claro que não é possível administrar o tempo,

mas sim, administrar a forma como usamos o tempo!

 

Primeiro Passo – Defina Objetivo

O primeiro passo é ter muito claro o seu objetivo do dia… O que você quer fazer? Quanto precisa produzir para atingir sua meta diária? O que isso vai refletir na sua meta mensal?

ESCREVA (sim, escreva mesmo, não digite) tudo o que for se recordando de tarefas a fazer, sem se importar se precisa ser feito no mesmo dia ou em outro dia, com as informações em suas mãos defina 3 tipos de classificação para essas tarefas:

Urgente: É necessário que seja feito no dia, pois, implica na execução de uma próxima tarefa que depende da finalização dessa primeira e ainda tarefas atrasadas que podem comprometer um prazo previamente estipulado.

Importante: Algo que precisa ser feito no mesmo dia mas que não implica numa próxima tarefa a realizar e nem em um prazo pre definido de entrega ou conclusão.

Circunstancial: Tarefas que podem ou não serem realizadas no mesmo dia, dependendo da disposição do tempo.

 

Segundo passo – Mensure as tarefas

Se você tem uma lista de tarefas sabemos bem que cada uma delas vai tomar certo tempo, com isso, temos apenas 12 horas para cumprir todas as tarefas levando em consideração 8 horas de sono e 4 horas de horários para alimentação.

Sendo assim, vamos contar com o uso RACIONAL do tempo conforme as disponibilidades de cada um, se você tem aquele futebolzinho no final da tarde ou a noite, ele precisa estar listado na sua lista de atividades IMPORTANTE, pois, se você deixar de ir e não mandar ninguém para cobrir seu lugar, vai ter que pagar “meia dúzia” pro pessoal… rsrsrs…

Vamos então, colocar na nossa lista de tarefas quais os tempos estimados que serão necessários para cumprir essas tarefas para saber com mais “precisão” o que vai dar pra fazer no dia.

 

 

Terceiro Passo – Escolha as Tarefas

Já temos relacionadas todas as tarefas, divididas por ordem de relevância e com seus estimados tempos de execução, já facilitou MUITO a vida até aqui, agora é necessário escolher as tarefas a serem cumpridas, defina seus horários para as refeições e lanche e com isso encaixe as atividades nos intervalos.

Atenção, deixe reservado ao menos meia hora de intervalo entre cada atividade para que você tenha tempo de preparar a próxima tarefa ou chegar a algum lugar específico, leve em consideração as preparações para a realização das tarefas.

 

 

Quarto Passo – Execução

Hora de começar! E é aqui que a coisa aperta, pois sabemos que existem certos fatores que não controlamos e isso DETONA nossa agenda e programação, por isso, entra aqui uma alternativa para não MATAR sua programação.

Tenha as atividades Circunstanciais junto de você para que se algo atrasar e você não tiver tempo hábil para a realização da próxima tarefa, faça algumas das tarefas que estão fora da lista reprogramando a que ficou pendente sem comprometer a atividade posterior, podendo assim, retornar para a programação.

Caso tenha adiantado uma tarefa, permita-se DESFRUTAR de alguns minutos do tempo restante, isso instiga seu cérebro considerando como uma recompensa pela realização de uma atividade em tempo hábil, começando a se estimular na realização da tarefa e aumentar assim a sua produtividade.

 

 

Quinto Passo – Celebração

Ao final do dia, faça o balanço de realizações de tarefas e perceba o quanto foi produtivo (ou não) esse dia, caso tenha atingido boa parte das suas tarefas CELEBRE, pode ser uma recompensa simples, um filme com pipoca, um sorvete, um tempo de lazer, coisas que estimulem e gerem PRAZER para o corpo e mente, assim, seu cérebro vai se condicionar ao alto desempenho na execução das tarefas e aumentando sua produtividade.

 

Espero estar contribuindo para que você tenha alto desempenho e esteja focado nos seus objetivos e propósitos de vida!

 

 

Inscreva-se para receber nossos novos posts!

[mc4wp_form]