Administrar o tempo, por que?
7 de fevereiro de 2016
Estratégia, por que eu preciso de uma?
22 de fevereiro de 2016
Ver tudo

Avaliação do uso do tempo

Avaliação do uso do tempo

Perceba se as suas estratégias de uso do tempo estão sendo positivas ou negativas no seu dia a dia com 3 simples questionamentos.

 

Falamos nos dois últimos posts sobre o que é a “Administração do Tempo” e sobre o “Porque temos que administrar o tempo”, percebemos que tudo isso é em vão se você não tiver uma forma de MEDIR o que está fazendo e se está sendo positivo ou negativo para sua produção diária.

E COMO FAZER ESSA MENSURAÇÃO?

Muito simples, mantenha com você aquela lista de tarefas que escreveu no dia anterior, ela vai te direcionar as atividades cumpridas e as que ficaram para trás.

Uma outra observação muito importante e que talvez possa ser um ponto crucial é o tempo que você PROCRASTINOU

Perceba os 3 questionamentos,

  • Quantos minutos passou olhando para o celular ser uma atividade produtiva (Redes sociais, jogos, mensagens, e-mail)?

  • Quantos minutos passou tomando um cafezinho para relaxar?

  • Quantos minutos passou realizando atividades que estavam fora da lista? (Nesse item você diz, “ah, mas aconteceram coisas que não tinha como eu não fazer, era imprevisto e bla bla bla…)

Esses 3 itens já servirão de base para que você reflita o quanto seu tempo é realmente produtivo.

MAS, só eu mesmo posso definir se ele foi produtivo ou não com base na minha satisfação pessoal pela realização das tarefas, pelo meu objetivo final com o trabalho, pelo significado que as atividades trazem, pela remuneração que a realização dessas atividades vão me trazer.

 

Mais 8 dicas para te deixar ainda mais produtivo.

  1. Prefira começar o dia com uma atividade pela qual você é apaixonado, isso vai te tirar da cama no horário que estipulou pois é algo que te dá prazer em realizar.

  2. Organize sua lista de tarefas realizando primeiro as atividades que são rápidas no campo da urgência e importância.

  3. Depois de ter feito as tarefas mais rápidas siga pelas tarefas mais difíceis e urgentes para seguir para as importantes.

  4. Utilize aplicativos de Administração do tempo para cuidar das suas horas de celular na mão de bobeira.

  5. O modo silencioso e o modo avião são muito indicados para as tarefas que exigem muita concentração, seu celular não vai tocar, nem vibrar, e mesmo que olhe o celular não terá nenhuma notificação no modo avião.

  6. Para o vilãozão Boss level ninja Facebook ladrão de tempo, utilize plugins que te impedem de ver a sua linha do tempo durante o seu dia de trabalho.

  7. Tenha no seu campo de visão algo que te faça lembrar do seu objetivo pessoal, do motivo pelo qual você PRECISA controlar o seu tempo.

  8. Despertadores são bons amigos para os que se distraem fácil, programe ele sempre 15 minutos antes da próxima tarefa.

Administrar a forma como você utiliza o tempo pode não ser fácil, mas é simples…

É só cumprir com o que se comprometeu na listinha e deixar de lado a preguiça, procrastinação, soneca do meio dia, celular por pelo menos um período de tempo para a sua adaptação, com o passas dos meses você conseguirá perceber que terá muito mais tempo para as coisas que realmente importam, sua família, seus amigos, seus animais, seu sono, seus prazeres…

MAS PRECISA COMEÇAR a se controlar duramente AGORA, para usufruir de tempo depois.

 

 Inscreva-se para receber nossos novos posts!

[mc4wp_form]