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CANVAS – Proposta de Valor – Parte 1

CANVAS – Proposta de Valor – Parte 1

Amigos Empreendedores, vamos começar aqui uma sequência sobre CANVAS parte a parte, algo que já é muito prático e vamos fazer com que seja mais prático ainda!

 

O que é a tal PROPOSTA DE VALOR???

Uma recomendação primordial no mundo do empreendedorismo é que a empresa tenha um PROPÓSITO, e isso significa a RAZÃO DE SER, trocando em miúdos é simplesmente:

 

  • PRA QUE A SUA EMPRESA SERVE

  • ELA RESOLVE QUAL TIPO DE PROBLEMA

  • O QUE AS PESSOAS ACHAM DA SUA SOLUÇÃO

 

Então, se eu tenho um carrinho de cachorro quente qual é a PROPOSTA DE VALOR do meu carrinho?

Naturalmente o primeiro valor é resolver o problema da fome do cidadão que parou ali para mandar um dogão!

 

MAS… Além do “problema” da fome existem váaaaaarios outros outros a serem resolvidos, como por exemplo:

  1. Quero comer algo diferente…

  2. Quero comer algo de qualidade…

  3. Quero comer algo mais caseiro…

  4. Quero comer algo rápido…

  5. Quero comer algo exclusivo…

  6. Quero comer uma maionese caseira…

 

Enfim, existem uma série de problemas que podem ser resolvidos e NUNCA todos ao mesmo tempo, por isso, aqui entra de verdade a sua PROPOSTA DE VALOR, onde é que o seu cliente te reconhece.

 

UM ERRO GRAVE é pensar no seu produto, muitos empreendedores pensam que as pessoas PRECISAM daquele produto, mas, se esquecem de pensar no motivo que faz com que as pessoas comprem de você ou do seu concorrente, qual o seu DIFERENCIAL (e não estamos falando aqui que o seu diferencial é qualidade, pois, isso é a sua OBRIGAÇÃO, qualidade nunca foi e nunca será um agregador de valor, você é obrigado a entrar no mercado oferecendo algo de qualidade)?

 

DIFERENCIAL é o que te faz diferente de todos os outros, é o que te faz ser ÚNICO no mercado, temos infinitos exemplos de posicionamentos que tornam os negócios únicos, pensar nessa questão está totalmente ligado com a sua proposta de valor.

 

Estamos falando de VALOR, mas, acho que vale mais uma vez contextualizar a diferença que é muito comum ser confundida com o PREÇO.

 

VALOR = O que significa para a pessoa. – Relacionado com o quanto se precisa ou que sentimento aquilo carrega.

PREÇO = Quanto deve ser pago pelo cliente. – Relacionado a um conjunto de cálculos que formam o preço.

 

Temos 3 tipos fundamentais de perguntas que trazem uma bela confusão para os mais desatentos;

  1. Qual é o valor?

  2. Qual é o preço?

  3. Quanto custa?

 

Geralmente as 3 significam a mesma coisa para as pessoas que não tem empresa, porém o significado é EXTREMAMENTE diferente e vou explicar.

 

Cliente: Qual é o Valor?

Empreendedor: Essa receita é uma criação minha, tive uma recordação dos lanches que minha avó fazia para os netos nos finais de semana e eu quis compartilhar com as pessoas o prazer que eu sentia ao comer aquele lanche que era sempre feito com tanto cuidado e carinho além de ter um sabor realmente muito bom, para mim o valor dessa sensação é inestimável e quero repassar essa sensação aos meus clientes.

 

Cliente: Qual é o Preço?

Empreendedor: O preço é R$10,18 por esse lanche

 

Cliente: Quanto Custa?

Empreendedor: O custo fixo é de R$3000,00 para manter o carrinho e meu salário, somando à matéria prima que uso para fazer o lanche o custo variável por lanche é de R$3,00, mais os impostos que eu pago do MEI de R$51,00, adicionando um lucro de 20% para que eu possa reinvestir e tornar meu carrinho auto-sustentável em um ano, para que seja viável o negócio eu preciso vender 12 lanches de 10,18 por dia.

 

Será que essas respostas são iguais??? rsrsrsr…

 

Acho que agora deu pra entender quando falamos da diferença entre VALOR X PREÇO X CUSTO.

 

Pense agora nos 3 primeiros pontos no início do post e encontre o VALOR da sua empresa, o quanto ela significa para os seus clientes e o que eles SENTEM ao comprar de você ao invés de comprar do concorrente, esse é sem sombra de dúvidas o alicerce da sua empresa.

 

Comente aew a sua visão sobre isso, fique à vontade em sugerir novos posts e envie dúvidas para serem respondidas aqui!

Não se esqueça de COMPARTILHAR, seus clientes ficarão felizes em saber que você está no controle da empresa, sendo justo com eles e atualizado!!!

Comente aqui com a gente o que achou do post!

Comentário

Cris Bazan
Cris Bazan

Dinâmico, bem-humorado e com o objetivo de vida de “Transformar vidas através da educação empreendedora”, educador e mentor de planejamento de pequenas empresas e desenvolvimento pessoal, atuando diretamente nas áreas de empreendedorismo, gestão, planejamento e vendas, fundou também a OH Educação que ensina empreendedorismo à pessoas em estado de fragilidade com o Programa Empreendedor, co-fundador da Vet Up Educação que é uma escola de gestão e empreendedorismo para Médicos Veterinários e Tutor na iniciativa NAU, do Instituto SEB, que direciona a carreira de jovens de baixa renda.