Avaliação do uso do tempo
15 de fevereiro de 2016
O Oscar é uma premiação Empreendedora
29 de fevereiro de 2016
Ver tudo

Estratégia, por que eu preciso de uma?

Estratégia, por que eu preciso de uma?

Tudo ao nosso redor acontece de forma natural, mas, de verdade, será que não um planejamento e uma estratégia por trás de todas essas coisas?

 

Começando pelo nascimento de uma criança, acontece um planejamento até que inconsciente para trazer uma criança ao mundo, fraldas, quarto, choros, horas sem sono, enxoval, casamento, chá de bebe e etc, etc e tal…

Caso aconteça de um belo casalzinho de jovens por acidente fizerem um bebê o que acontece? (o pai da moça vai ficar uma fera… rsrsrs…)

Geralmente (com algumas tristes exceções), as duas famílias precisarão se unir de alguma forma para providenciarem tudo para que quando essa criança nascer já esteja tudo preparado para recebe-la… isso tudo em 6 ou 7 meses, pois só fica sabendo da gravidez acidental próximo do segundo ou terceiro mês.

Em 6 meses há uma força tarefa para PLANEJAR  o momento do parto e os primeiros meses da criança… ESTRATÉGIA…

 

Se tomarmos essa criança ao longo de seu período escolar, os jovens pais já sabem que terão que arcar (no mínimo) com 15 anos de estudo dessa criança sem contar a faculdade. Como farão para comprar os materiais escolares cada vez mais caros para manter essa criança na escola? ESTRATÉGIA…

Depois de formado esse jovem precisará encarar o mercado de trabalho, procurar um emprego (isso se já não iniciou a carreira profissional mais cedo para ajudar os pais), quais são as habilidades desse jovem? Quais são seus propósitos? Quais são as expectativas? Quais as paixões? ESTRATÉGIA…

Já contratado, esse jovem terá mais (pelo menos) 40 anos de trabalho pela frente para se aposentar, será que tem ambições de carreira e vai em busca de opções, formações e oportunidades? Ou vai trabalhando, trabalhando e trabalhando, “sobrevivendo” dia após dia, “aproveitando” os finais de semana, curtindo o “presente”? ESTRATÉGIA…

Já aposentado esse senhor deve ter ainda uma expectativa de “aproveitar” a aposentadoria, se divertir, viajar, DESCANSAR (pois trabalhou freneticamente a vida toda e tem direito a um descanso)… Eis que surge então a notícia de seu advogado: “É senhor… não conseguimos o que esperávamos, o senhor contribuiu POUCO (???) pela previdência e terá direito a um salário mínimo…” ESTRATÉGIA…

 

 

Bom… alguém pôde se identificar nesse exemplo ou tem algum conhecido que se encaixa PERFEITAMENTE nesse exemplo desde seu nascimento.

 

Será que foi um bom ESTRATEGISTA???

Será que infelizmente foi mais um condenado pelo sistema previdenciário que nos convida a trabalhar POR ELE a vida toda?

Será que foi “vítima” da FALTA DE INFORMAÇÃO estratégica?

Será que esteve a vida toda condicionado à SEGURANÇA e CONFORTO de estar a vida toda EMPREGADO?

 

Visivelmente ele foi parte da estratégia de alguém, iniciando pela estratégia dos seus pais que não tinham nenhuma estratégia também e não souberam ensiná-lo como montar uma estratégia…

 

Passando pela estratégia de seus empregadores que tinham uma estratégia de empresa e eles foram parte do sucesso ou fracasso destes patrões, que estavam inseridos na estratégia da cobrança de impostos para a manutenção da máquina pública entre benefícios e falcatruas…

 

Passou pela estratégia do Ministério da Educação (MEC) que teve 15 anos para ensinar a como ser bem sucedido na vida, conseguindo formação escolar que lhe garantiria um bom desenvolvimento pessoal, além da faculdade que cursou que lhe garantiria um emprego muito melhor remunerado já que o ensino fundamental e médio não são profissionalizantes…

Assim, viveu também na estratégia pública de arrecadação de impostos que estavam “garantindo” o seu futuro com um bom Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), contribuindo também para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que lhe asseguraria uma aposentadoria tranquila…

 

 

Esse personagem viveu toda sua vida sendo parte da estratégia de alguém… e você?

 

 Inscreva-se para receber nossos novos posts!

[mc4wp_form]