Precificação e sua influência na Pesquisa de Mercado
20 de Março de 2016
INFOGRÁFICO – Por que você precisa de um Plano de Negócio
26 de setembro de 2017

Gestão de Pessoas, qual a relação com o Recursos Humanos?

Gestão de Pessoas, qual a relação com o Recursos Humanos?

Será que existe alguma diferença entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos???

 

A gestão de pessoas pode ser considerado o mais novo nome do “Departamento de Recursos Humanos”, alguns ainda dizem que a gestão de pessoas está inserida no Dpto. de RH.

 

Ainda há divergências entre autores, eu particularmente, prefiro dizer que a Gestão de Pessoas engloba todos os setores relacionados à pessoas e por isso é o novo nome do Dpto. de RH, dentro da gestão de pessoas estão os 6 processos pilares:

 

  • Processo de agregar

  • Processo de aplicar

  • Processo de recompensar

  • Processo de desenvolver

  • Processo de manter

  • Processo de monitorar

 

Vamos tratar esse assunto numa sequência de posts, pois, cada um dos processos merecem ser tratados individualmente em função da complexidade do tema.

 

Basicamente falando NÃO PODEMOS TRATAR PESSOAS COMO RECURSOS, as pessoas são ATIVOS da empresa, se uma empresa não tiver pessoas trabalhando em harmonia não conseguirá produzir de forma eficiente, não fidelizará clientes e inclusive, nem conseguirá TER CLIENTES…

 

Essa é uma lógica cada vez mais presente que faz com que as pessoas sejam reconhecidas como SERES (não  peças) fundamentais para a existência das empresas.

 

Atualmente na nova “modinha” de negócios online, produtos digitais e muitos outros formatos digitais de negócios pensamos algumas vezes que tudo é feito por máquinas, computadores, robôs ou sistemas autômatos, PURA BOBAGEM, na verdade os grandes negócios digitais tem pessoas excepcionais trabalhando por traz de toda a “BELEZA AUTOMATIZADA”, que estuda perfis de clientes, gerencia conflitos de clientes insatisfeitos, fazem reposições de estoque, controlam finanças, elaboram as estratégias de marketing, gerenciam as redes sociais e enfim…

 

Desde a concepção da ideia de negócio existe uma pessoa, o cara que criou a ideia, depois as pessoas que ajudaram a desenvolver a ideia e por fim as pessoas que trabalham dia a dia na ideia fazendo com que ela se torne cada vez mais real e RENTÁVEL!

Comente aqui com a gente o que achou do post!

Comentário

Cris Bazan
Cris Bazan

Dinâmico, bem-humorado e com o objetivo de vida de “Transformar vidas através da educação empreendedora”, educador e mentor de planejamento de pequenas empresas e desenvolvimento pessoal, atuando diretamente nas áreas de empreendedorismo, gestão, planejamento e vendas, fundou também a OH Educação que ensina empreendedorismo à pessoas em estado de fragilidade com o Programa Empreendedor, co-fundador da Vet Up Educação que é uma escola de gestão e empreendedorismo para Médicos Veterinários e Tutor na iniciativa NAU, do Instituto SEB, que direciona a carreira de jovens de baixa renda.